terça-feira, 6 de julho de 2010

Viver

Os dias se passam, nas ruas os carros correm e as pessoas andam sempre com muita pressa, indo de lá pra cá, mas nunca sabem exatamente onde querem chegar. Elas correm atrás de coisas que julgam importantes, e dizem com frequencia: "Eu não tenho tempo", estão sempre ocupadas.. mas afinal, para onde estão indo? Eu li uma frase essa semana que me fez pensar, era algo assim:

- Quando alguém está trabalhando e você pergunta: "Por que trabalhas com tanta fúria durante todas as horas de sol?" e a resposta é sempre igual: "Para ganhar a vida". E no entanto a vida ali estava a se oferecer toda, numa gratuidade milagrosa. (Erico Ver
issimo)

Em um dia desses eu estava em casa, e resolvi sair e dar uma volta, andar um pouco. Já era fim de tarde, a cidade estava típica de quem mora em um lugar cheio de indústrias e pessoas correndo atrás de dinheiro - não entenda mal, isso não é uma crítica anticapitalista, é só uma observação -, mas aquilo parecia inútil. Eu consegui ver o sol se despedindo de mais um dia, ele era tão vermelho e parecia tão perto... estava frio. O dia estava um pouco cinza, mas o sol ainda pintava em um tom quase laranja o grande número de nuvens. A luz do sol tocava também as folhas das árvores, e as ruas. Naquele momento, eu me senti sozinha no mundo, como se eu fosse a anormal, a louca. E essa frase citada acima, se aplica perfeitamente aqui. O milagre estava lá, a vida, as coisas bonitas que temos gratuitamente, mas poucos sabem aproveitar.

A maior guerra que alguém pode passar na vida é contra si mesmo. Contra os pensamentos, contra os instintos. Contra o medo do que os outros pensam. Talvez não seja possível fazer o mundo perfeito e acabar com todos os seus problemas, mas você pode aproveitar sua estada na terra, eu digo aproveitar o que temos gratuitamente talvez até sem merecer: Deus, as pessoas, os amigos, o amor, o sol, a brisa no rosto, olhar pro céu, sorrisos, sentimentos. É que realmente importa, é o que é pra sempre. O resto acaba.



Não estou dizendo que o correto é largar tudo, seria loucura, provavelmente. A idéia é continuar seguindo a vida, mas parar pra ver o sol as vezes.